Apesar da doença ocorrer muito mais frequentemente em mulheres, os homens também podem ser atingidos pelo câncer de mama – um homem a cada 100 mulheres. No caso deles, no entanto, a desinformação e o preconceito se tornam os principais inimigos da doença. O diagnóstico precoce, fundamental para realização um tratamento apropriado e mais eficaz, fica dificultado porque os homens tem menor propensão a buscar um médico.

A doença aparece mais frequentemente em homens entre 50 e 70 anos e, infelizmente, quando o diagnóstico é feito ela já está em estado avançado, o que dificulta o tratamento e aumenta os riscos de metástase. As principais causas do câncer de mama entre os homens são alterações genéticas e hormonais, alimentação rica em gorduras, excesso de álcool ingerido, além do uso de anabolizantes ou de hormônios. Assim, a melhor maneira de combater este tipo de câncer em homens é justamente através da informação e das orientações.

Ou seja, assim como as mulheres os homens adultos – especialmente entre as idades citadas – também precisam frequentar um médico e realizar exames regularmente. É importante também manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física regular, redução do consumo de álcool, abolição do tabagismo, controles do peso e de diabetes e outros. É preciso também ficar atento à presença de qualquer nódulo. Quando acontecer, o diagnóstico é feito a partir do histórico do paciente e de exames como mamografia, ultrassonografia e biópsia do tumor.

Adicionar comentário

Cariri Inovação © 2022 All rights reserved.