Segundo uma pesquisa realizada pela Rede Brasileira de Mastologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia, no ano de 2018 apenas 24,1% das mulheres entre 50 e 69 anos realizaram a mamografia pelo SUS. As causas são variadas, da dificuldade para conseguir o diagnóstico e o tratamento apropriado até o fato de que muitas das mulheres acreditam em informações inverídicas a respeito do câncer de mama, como as famosas Fake News.

Além disso, o medo que as mulheres sentem do diagnóstico também as leva a não realizar o exame preventivo. Nesses casos, torna-se fundamental entender que é apenas através do diagnóstico que conseguimos garantir maior excelência no tratamento. É importante também evidenciar que a mamografia é um exame seguro, que não oferece riscos de causar câncer. 

Lembre-se: Cerca de 80% dos nódulos encontrados nas mamas tendem a ser benignos, o que pode ser simplificado com o acompanhamento de um mastologista, uma vez que se a mamografia indicar alguma alteração, o tratamento será feito o quanto antes e evitará futuras complicações. Caso tenha qualquer dúvida sobre este exame, busque orientação de um médico profissional, levando em conta que apenas ele poderá te ajudar de maneira apropriada e com informações verdadeiras.

Adicionar comentário

Cariri Inovação © 2022 All rights reserved.

×

Powered by WhatsApp Chat

× WhatsApp